sexta-feira, 26 de junho de 2015

Profissão Aventura - Sinopse



Profissão AVENTURA é um projeto de escrita que já habita minha mente e minhas ideias há um bom tempo, mas que venho adiando consecutivas vezes, tanto por preguiça quanto por medo de fazer um mau trabalho. A ideia é simples: contos de fantasia sequenciados, nos quais um grupo de aventureiros viaja livremente, enfrentando perigos e desafios de origem mágica ou sobrenatural. Tudo ao melhor sabor dos RPGs clássicos.

Para acrescentar novos temperos a este sabor familiar, resolvi deixar a Fantasia Medieval (palco da maioria das histórias do tipo) para trás e trazer as narrativas para nosso próprio continente, situando as aventuras em uma versão fictícia e fantástica do Novo Mundo durante a Era das Grandes Navegações.

Sem mais delongas (porque, afinal, já delonguei até demais), segue abaixo um prólogo, com a apresentação do cenário.
----------

Houve um tempo em que as terras selvagens eram vastas e perigosas, infestadas por toda a sorte de monstros e demônios. Um tempo em que viajar de uma cidade à outra era um grande perigo, e em que vilas inteiras podiam ser subitamente acometidas por pragas e maldições.

Naquela época, uma ocupação nada ortodoxa floresceu: a de aventureiros. Bandos de desesperados, desajustados e inconsequentes de modo geral, que formavam pequenos grupos para viajar livremente pelos reinos, enfrentando perigos indescritíveis em troca de fortuna e renome. Um estilo de vida como nenhum outro; desprezado pela nobreza e pelo clero, porém idolatrado pelo povo. E necessário.

Isto é, até os reis começarem a unificar sua autoridade, crescer em poder e se tornar capazes de garantir a segurança dentro de suas fronteiras. Os problemáticos aventureiros foram substituídos por tropas bem treinadas e disciplinadas de guerreiros, magos e clérigos, que praticamente extinguiram os monstros. A profissão de aventureiro foi oficialmente proibida em um reino após o outro, e chegou à beira da extinção. Até ser salva por uma reviravolta do destino.

Navegantes e exploradores a serviço do Império Luso encontraram, quase que por acidente, um Novo Mundo; novas terras a oeste do oceano, com flora e fauna exóticas, além de povos humanos igualmente desconhecidas. Logo milhares de colonos cruzaram os mares para explorar e cultivar estas novas terras, estabelecendo fazendas, vilas e cidades. Como o continente ainda não fora oficialmente batizado, os colonos o chamavam simplesmente de nova terra, até que as palavras foram se embolando com o uso e deram origem ao nome Nov'erra.

A primeira coisa que os colonos perceberam foi a dificuldade em estabelecer contato com as populações locais, com suas línguas e costumes próprios. A segunda foi que Noverra era ainda mais assolada por monstros e pelo sobrenatural do que os velhos reinos jamais foram. Parecia um mundo jovem, recém-emerso das águas, onde tudo era cheio de vida e a magia estava em toda parte.

Em um lugar onde os reis ainda não possuíam poder o suficiente para garantir a segurança de seus súditos, a ocupação de aventureiros independentes renasceu, em todo o seu esplendor. Lá, eles eram heróis mais uma vez. Em Noverra, teve início uma nova era de ouro para a aventura.


Capítulo 1 - Piloto

0 comentários:

Postar um comentário